ALERTA: A vacinação é muito importante!

Dr. César de Carvalho Tonello – CRM65909SP

…QUERO FAZER UM ALERTA:

Caros amigos, 2020 está bem complicado, não é novidade para ninguém.
Entre tantas informações e desinformações, tanta coisa veiculada e desmentida, tantas atitudes tomadas e não tomadas… Muita especulação, e só o tempo vai nos dizer quais foram corretas e quais não.

Entretanto, não posso deixar de relatar que o “distanciamento social” , “quarentena”, ou outros nomes, não pode estar antes dos nossos cuidados básicos de saúde. Ou seja, devemos cumprir as orientações que nos são passadas, evitar os hospitais, mas desde que não deixemos de nos cuidar. A sociedade brasileira de cardiologia emitiu um alerta de que estamos tendo aumento de mortes e de agravos sérios à saúde cardiovascular por parte de pessoas que deixaram de fazer seus seguimentos de rotina , ou deixaram de tomar seus medicamentos de uso contínuo, deixaram de verificar a Pressão arterial, etc.

Quase todas as especialidades médicas estão tendo baixas, mas temos que ter bom senso e NÃO PODEMOS DEIXAR DE VACINAR!!! Dia 9 de junho, é o dia Nacional Da Imunização e  vários manifestos por parte dos gestores estão sendo feitos, não somente nesta data e semana, mas no momento em que estamos vivenciando, alertando para que não se deixe a vacinação de lado. Isto não pode ser negligenciado!

Aproveito para falar da grande importância do seguimento de rotina das crianças, que até pode atrasar UM POUCO, mas não pode ser postergado por muito tempo, sob risco de agravos importantes a saúde.
Tenho visto bebês pequenos que não estão indo a consultas de rotina , e nos meus plantões de pronto socorro, além dos acidentes, que certamente aumentaram pelo confinamento estressante, peguei vários bebês com poucas semanas de vida que chegaram em situação de emergência, inclusive sendo internados em UTI, que não tinham nenhuma passagem por um pediatra desde a alta da maternidade!!!!

Peço a conscientização da população. Nesse momento é importante muita calma e necessário seguir cuidadosamente as orientações e recomendações. Estamos fazendo a nossa parte e contamos com a sua também!

 

 

compartilhe: